As coisas estão no mundo só quem eu preciso aprender - Paulinho da viola
O currículo, portanto, é mais do que uma simples lista de conteúdos. Currículo não é só conteúdo, planejar o currículo implica tanto a escolha dos conteúdos de ensino quanto a organização de experiência e situações que garantam sua aprendizagem, o que significa dizer que inclui conteúdos e metodologias de ensino.
Do ponto de vista de uma pedagogia critica e progressiva é importante que os educassem se apropriem de instrumentos inovadores de comunicação e de conteúdos culturais básicos para que entendam a sociedade em que vivem e possam transformá-la.
Nessa perspectiva, a instância mais legítima para nortear o trabalho curricular da escola é a própria sociedade,com suas práticas,seus problemas,sua realidade .
Para os educadores, então, é fundamental discutir e refletir sobre o que e como estão ensinados, e sobre a importância ou relevância desses conteúdos e formas de atuação para a compreensão de mundo dos seus alunos. Só assim os professores podem planejar sua ação na sala de aula com maior clareza dos pontos de partida e de chegada.
É possível romper com essa situação e organizar, na escola, um currículo que assegure, de fato, as aprendizagens fundamentais estabelecidas para o país e,ao mesmo tempo,se identifique com a realidade e a cultura locais.
O primeiro passo é sempre olhar em volta e refletir sobre o que está sendo feito: buscar o significado dos conteúdos de ensino e das praticas que são desenvolvidos na escola.
Essa reflexão vai indicar mudanças para favorecer aos alunos o domínio de conhecimentos relevantes e suas inserções num processo continuam de indagação sobre “as coisas que estão no mundo e que é preciso aprender”
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